Dicas para comprar na Black Friday
EUA, Nova Iorque, Orlando_Disney 2

Enfrentando a maratona da Black Friday

Em 2013, a Black Friday vai cair no dia 29/11. Conheça algumas dicas práticas para fazer as aquisições de natal no maior evento de compras dos EUA.

 

Todos os anos, na sexta feira após a celebração do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, acontece a Black Friday, dia em que centenas de lojas fazem promoções absurdas e vendem seus produtos a preços irresistíveis. Neste ano, a Black Friday será no dia 29 de Novembro e diversas Cias aéreas e agências de viagens já estão com promoções para levar os consumidores brasileiros até o país considerado o paraíso das compras, principalmente para as cidades: Miami, Orlando e Nova Iorque.

 

Acredita-se que a data ganhou o nome  de “sexta-feira negra” na década de 60, quando os policiais passaram a se referir ao dia posterior ao Dia de Ação de Graças (em inglês Thanksgiving),  como o dia do caos.  O trânsito ficava parado e havia congestionamentos imensos devido ao feriado prolongado. Aproveitando a situação, os lojistas criavam promoções para atrair os clientes que passavam em frente as lojas. Depois de um tempo,  a data passou a marcar a abertura das compras de natal no país.

 

 

A movimentação dos americanos para irem às compras nesse dia passou a ser tão grande, que os jornais começaram a noticiar o fato, que ficou conhecido no mundo todo. Hoje vários países reproduzem a “Black Friday” localmente, mas em proporções menores. No Brasil, o evento foi feito pela primeira vez em 26 de Novembro de 2010 e foi totalmente online.

 

Para quem pretende embarcar para aproveitar as promoções nos Estados Unidos, segue algumas dicas:

 

– Tenha paciência. As lojas estarão extremamente cheias e as filas enormes. Todo mundo está na rua para fazer compras. Lembre que os descontos podem chegar até 70%, então avalie se vale a pena esperar.

 

– Tenha foco. Como você vai ficar muito tempo na mesma loja, escolha previamente o que você mais deseja comprar. Defina prioridades e não tente resolver todas as suas compras ao mesmo tempo. Muitas promoções e muitos produtos acabam rápido, portanto, se você não se concentrar poderá ficar sem aquele item que tanto queria.

 

– Visite o site BlackFriday.com e já analise os livretos das lojas pelas quais você se interessa. A maioria dos lojistas já divulga previamente os produtos que estarão em promoção e assim você já pode traçar o seu roteiro de compras antes mesmo de viajar.

 

– Tente não ir nas lojas mais famosas. A Best Buy por exemplo é alvo da maioria das pessoas, que fazem filas no dia anterior para garantir a entrada na loja primeiro. Mas existem outras lojas que vendem eletrônicos e que podem ter filas menores. Procure por elas.

 

– Pesquise sobre os produtos que você quer trazer para o Brasil antes da Black Friday. Alguns eletrônicos têm especificações e podem não funcionar corretamente aqui, portanto tire todas as suas dúvidas antes, pois no dia os vendedores não poderão te dar muita atenção.

 

– Em alguns lugares, na segunda feira seguinte à Black Friday, acontece a “Cyber Monday”, quando as lojas online fazem suas promoções. Assim, dá pra tentar comprar os eletrônicos que ficaram de fora na sexta feira. Grandes redes como Walmart, Best Buy e Amazon chegam a oferecer até 55% de desconto neste dia.

 

A grande dica é manter a calma, o bom humor e realmente avaliar se você precisa daquele produto ou se está comprando no impulso, porque, principalmente para os turistas, a eventual troca do produto será mais complicada e na maratona da Black Friday se não houver um cuidado grande, no fim do dia haverá umas centenas de dólares a menos em sua conta bancária. De qualquer maneira, os preços dos produtos praticados nos EUA geralmente são mais vantajosos que os preços brasileiros. Isto significa que, ainda que você termine suas aquisições fora da “sexta-feira negra”, ainda estará fazendo ótimas compras!

 

*Esse texto foi originalmente produzido pelo blog Com os pés no mundo para ser veiculado na edição de Novembro no Jornal do Gutierrez. Veja a versão publicada no jornal.

Também recomendamos

2 Comentário

  • Daiana araújo says: 16 de setembro de 2016 at 17:07

    Quero muito ir!

    Reply
    • Kiko Mourão says: 16 de setembro de 2016 at 17:53

      Dependendo do que quer comprar vale a pena viu Daiana! =)

      Reply

    Deixe uma resposta